Acompanhe algumas dicas que a InkPrinter.com.br separou para você cuidar ainda melhor de seu computador, obtendo maior desempenho e vida útil de seu equipamento.
Falta de Energia
Uma das principais causas de mau funcionamento do sistema está nas falhas no suprimento de energia. Quando o micro-computador, o monitor, a impressora ou qualquer outro periférico não funcionam, os passos a ser seguidos são os seguintes. Primeiro, verifique se o cabo de força está ligado na tomada. Em seguida olhe se esse cabo está bem conectado ao equipamento. Se estiver tudo certo, o passo seguinte é saber se a tomada da parede está em ordem. Experimente ligar o equipamento em outra tomada. Se o problema não for da tomada, verifique se o aparelho possui um fusível. Normalmente, ele fica na parte traseira da máquina, coberto por uma tampinha plástica vermelha ou preta. Desatarraxe o fusível e olhe se ele não está com o filamento queimado. Se for o caso troque-o por outro idêntico (os fusíveis podem ser adquiridos em lojas de componentes electrónicos). É provável que, antes mesmo de chegar ao fim desses procedimentos, você já tenha encontrado e resolvido o problema.
Discos sem sistema
Se, ao ligar a máquina, surgir a mensagem “Disco sem sistema ou defeituoso”, veja se não foi esquecido um disquete no drive A. Nesse caso, o micro tentou carregar o sistema operacional a partir do disquete e, não o encontrando, abortou a inicialização. Se for esse o problema, retire o disquete e pressione alguma tecla ou religue a máquina para que ela funcione. Se a mensagem aparecer sem que haja um disquete no drive A, um problema grave pode ter ocorrido no disco rígido. Nesse caso, para tentar sanar o problema é preciso usar ferramentas de diagnóstico e correção de falhas no disco, como as que fazem parte dos kits Norton Utilities e PC Tools.
Desconfiguração
O micro armazena, em uma memória especial, as características físicas da máquina tais como quantidade de memória RAM, número e tipo de drives de disquete instalados, características físicas do disco rígido (número de trilhas, sectores e cabeças de gravação, por exemplo). Às vezes, por alguma razão, a máquina pode perder esses dados. Nesse caso, ao ligar o micro, o sistema operacional não é carregado, pois ele não consegue enxergar o disco rígido para carregá-lo. Para resolver o problema, pressione uma das teclas, indicadas na tela quando o micro é ligado, que ativam o utilitário de configuração residente na máquina. Normalmente, a tecla a ser pressionada é a Del. Em seguida, informe as características corretas do equipamento. Os micros mais modernos possuem uma opção que faz o reconhecimento automático de discos rígidos. Porém, os mais antigos exigem que você informe as características do dispositivo manualmente. Portanto, você deve obter todas essas informações previamente, ativando o utilitário de configuração e copiando os dados exibidos num lugar seguro, para posterior utilização em eventuais situações de emergência.
Falhas no Disco
Problemas físicos com discos normalmente requerem sua troca. Porém, alguns defeitos podem ser consertados com o uso de softwares específicos como o Disk Doctor, incluído no kit Norton Utilities. O disco é dividido em sectores e agrupamentos (clusters), que são lotes de sectores. Eventualmente, alguns sectores ou agrupamentos podem apresentar defeitos no seu meio físico, fazendo com que dados gravados lá sejam perdidos. Quando um problema desses surge, essas ferramentas às vezes conseguem recuperar o conteúdo do sector defeituoso, transferindo-o para outro lugar. Além disso, elas marcam aquele sector para que não seja mais usado no armazenamento de informações.
Identificação
Drives de CD-ROM apresentam dois problemas mais frequentes. O primeiro é não ser identificados pelo sistema operacional, ou seja, não aparecer na lista de drives do micro. Esse problema normalmente não é físico. Por algum motivo, o software que controla o CD-ROM e que, no DOS, é carregado pelos arquivos config.sys e autoexec.bat, não foi carregado para a memória, pois foi apagado do disco. Nesse caso, basta reinstalar esses arquivos para solucionar a falha. O segundo problema é um mau contacto nos cabos que ligam a placa controladora ao drive. Nesse caso, será preciso abrir o micro para verificar as conexões e eliminar qualquer eventual mau contacto.
Arquivo Perdido
Usuários do DOS e do Windows 3.1 muitas vezes encontram mensagens como “Não foi possível encontrar o interpretador de comandos Command.com”. Se isso acontece, é porque, por algum motivo, esse arquivo foi apagado do diretório raiz da máquina. Ele deve ser copiado novamente para lá a partir de um disquete. Para estar preparado para essas situações, você deve gerar previamente um disco de emergência que contenha os principais arquivos de configuração da máquina. Para realizar essa tarefa, introduza um disquete vazio no drive A e execute, a partir do prompt do DOS, o comando FORMAT A: /S ou use o comando de formatar do Gerenciador de Arquivos do Windows 3.1. Além de formatar o disquete, esse comando copiará os arquivos essenciais do sistema operacional (que ficam ocultos no disco) e o arquivo Command.com. Copie manualmente os arquivos Config.sys e Autoexec.bat para o disquete. Faça uma análise desses dois arquivos e veja se eles incluem comandos para carregar drives de mouse, CD-ROM, scanner ou outros periféricos. Em caso positivo, copie os arquivos referenciados por esses comandos para o disquete também. No Windows 95, a tarefa de gerar um disquete de partida é bem mais fácil. Basta ativar o menu Inicial e escolher as opções Configurações / Painel de Controle/Adicionar ou Remover Programas. Depois, clique na aba Disco de Inicialização e siga as instruções exibidas. Ter à mão esse disquete de recuperação é um hábito que pode evitar muitos dissabores para o usuário.
Impressoras
Se a impressora está ligada mas não imprime, verifique primeiro se o cabo de dados está corretamente conectado no periférico e no micro. Certifique-se, ainda, de que a máquina está carregada com papel e tinta (ou toner).
Caracteres Estranhos
Se a impressora passou a imprimir caracteres estranhos no lugar do texto, algum software recentemente instalado pode ter trocado o controlador padrão de impressão. Para verificar qual o controlador usado como padrão, clique no menu Arquivo do seu aplicativo Windows e na opção Imprimir. Veja o nome da impressora que está sendo usada, assim como a porta de comunicação utilizada. Se houver alguma discrepância, altere a impressora ou porta nos campos apropriados.
Má Qualidade da Impressão
Quando a impressão estiver irregular, alternando áreas claras e escuras pode ser que o pó tonalizador da impressora a laser, a fita da impressora matricial ou o cartucho de tinha já estejam no final. Embora as impressoras a laser e jacto de tinta indiquem, por meio de luzes de controle, o fim do toner ou da tinta, o problema também pode ocorrer com elas. Em impressoras a laser, você pode tentar remover o cartucho de toner e dar uma sacudida nele para que o pó se espalhe de maneira uniforme em seu interior. Em geral, isso melhora a qualidade de impressão, até que o pó acabe realmente.
Imagens Ruins
Os problemas físicos com monitores normalmente requerem a intervenção de um técnico especializado. Se o monitor parece estar ligado, mas a imagem não aparece, veja se o cabo de dados não se soltou de seu conector na traseira do micro. Há, também, problemas que, na verdade, são causados pela configuração do software. Quando uma imagem aparece com cores estranhas, normalmente ela está sendo exibida com menos cores do que foi criada. A maioria das aplicações que usam imagens trabalha com 256 cores. quando o Windows é instalado – até mesmo o Windows 95 -, ele é ajustado para dezasseis cores. Nesse caso, você deve entrar no programa de configuração do sistema operacional e alterar o número de cores exibidas ou então adicionar o programa controlador de vídeo adequado para a sua placa. Nessa situação, é provável que seja necessária a utilização de um disquete com controladores que acompanha a placa de vídeo.
Interfaces em Choque
A maioria dos problemas relacionados com modems refere-se a conflitos de endereços de interrupções de memória ou da interface de comunicação. Os modems usam as interfaces seriais do micro. A maioria dos micros já vem com as seriais COMl e COM2 instaladas. O mouse é conectado em uma dessas portas. Quando um modem é instalado, se ele estiver previamente configurado para usar a mesma porta em que está ligado o mouse, ocorrerá um conflito. Outro problema que ocorre com frequência no Windows 3.x é a situação em que o modem é configurado para a porta COM3 e já existe um mouse COMl. Ou, então, o modem é configurado para a COM4 e há um mouse ocupando a COM2. As portas 2 e 4 usam a mesma interrupção de memória. Isso acontece também com as de números 1 e 3. Dois dispositivos não devem ser instalados nas portas de mesma interrupção, senão, haverá conflito.
Teclado – O componente barato
O teclado é um dos itens que menos problemas apresentam. Se, durante a carga do sistema, aparecer a mensagem “Keyboard not found” (ou “Teclado não encontrado”), verifique a conexão do teclado ao micro. Se alguma tecla deixar de funcionar, a opção mais recomendada é trocar o teclado, um dos itens mais baratos do sistema.
Cópias de Segurança
Seu micro pode apresentar, de repente, um defeito sério, que impeça o acesso às informações armazenadas nele. É um acontecimento raro, mas possível. Para se prevenir contra esse desastre, é necessário gerar, periodicamente, cópias de segurança, ou backup, de todos os arquivos de dados. Para pequenos volumes de informação, o backup pode ser feito em disquetes. Nesse caso, uma ferramenta de compactação de arquivos de uso geral, como o WinZip, pode ser empregada para comprimir os dados e transferi-los para o disquete. Outra alternativa é usar o utilitário de backup fornecido com o DOS ou com o Windows 95. Para grandes volumes de dados, é indispensável uma unidade de fita ou um disco rígido removível para produzir as cópias de segurança. Nessa situação, um software específico para backup facilita bastante a tarefa.
Arquivos Fragmentados
Quando um arquivo é gravado no disco rígido, seus dados são, muitas vezes, divididos em várias partes, de forma a ocupar os espaços vazios disponíveis. Com o tempo, esse processo toma os arquivos muito fragmentados, causando lentidão na leitura das informações. Por isso, a cada dois ou três meses, é aconselhável reorganizar o disco. Para isso, no prompt do DOS (se você estiver no Windows 3.x, saia dele), digite Defrag e pressione Enter. No Windows 95, ative o menu Iniciar e escolha Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema/Desfragmentador de Disco. Depois, é só seguir as instruções que aparecem na tela. Como o processo demora vários minutos, o utilitário verifica antes se a operação é mesmo necessária e pede ao usuário que confirme que deseja iniciá-la.
Erros no Disco
A cada dois ou três meses, é recomendável examinar o disco rígido em busca de eventuais erros ou defeitos. Isso é feito com o utilitário ScanDisk, que também corrige as falhas encontradas. Para utilizá-lo se você estiver rodando Windows 3 x encerre a secção, saindo para o DOS. No prompt do DOS, digite ScanDisk e pressione a tecla Enter. No Windows 95, o ScanDisk pode ser encontrado a partir do menu Iniciar, na opção Programas/Acessórios/Ferramentas de Sistema.
Infeções no Computador
Os milhares de vírus computacionais existentes no mundo são uma ameaça constante para os usuários de PC. Esses irritantes programinhas se inserem em arquivos de programas e na área de inicialização do disco rígido. São capazes de se reproduzir automaticamente contaminando outros arquivos. Em datas determinadas, entram em ação, destruindo informações ou prejudicando o funcionamento do micro. Existem duas maneiras pelas quais um vírus pode entrar no seu computador. A primeira é a bordo de um disquete com programas. A segunda é pegando carona num arquivo recebido de um BBS ou de um servidor da Internet. Para evitar o problema, é preciso inspecionar os programas recém-chegados com um antivírus como, por exemplo, o Norton Antivirus, da Symantec, ou o VirusScan, da McAfee. Outra solução é instalar, no micro, uma vacina, ou seja, um software que fica constantemente monitorando a máquina para detectar eventuais invasores. Uma das vacinas mais populares é a VShield, que acompanha o VirusScan. Também é uma prática saudável rodar o antivírus uma vez por mês para um exame geral no micro.
Salve os Arquivos
Quando estiver trabalhando em algum documento longo, grave o arquivo de vez em quando, usando o comando Arquivo/Salvar (File/Save). Se o seu aplicativo possui o recurso de auto-salvamento (encontrado, por exemplo, no Microsoft Word), ative-o, ajustando o intervalo entre salvamentos sucessivos para 5 ou 10 minutos. Isso é especialmente importante se você não possui um no-break. Nesse caso, uma eventual falha de energia provocaria a perda de todos os dados não gravados.
Desligar o Sistema
Se você utiliza o Windows 3.x, feche-o antes de desligar o micro. No Windows 95, accione, no menu Iniciar, o comando Desligar e aguarde até que o sistema informe que o micro já pode ser desligado com segurança. Isso vai evitar que eventuais informações presentes na memória – mas não gravadas no disco rígido – sejam perdidas. Também no Macintosh, o comando de desligar (Shut Down) deve ser empregado sempre antes de desactivar a máquina.
Faxina nos Dados
Quando um aplicativo Windows é removido do micro, é comum alguns dos seus componentes permanecerem no disco rígido, ocupando espaço inutilmente. Esses resíduos são fontes de caracteres, arquivos de configuração e componentes dos tipos DLL, VBX e OCX, por exemplo, que se tornam desnecessários depois que o aplicativo é apagado. Esse problema é mais grave no Windows 3.x, mas também ocorre na versão 95. A melhor maneira de evitá-lo é empregar uma ferramenta de remoção, como o CleanSweep, da Quarterdeck, ou o Uninstaller, da MicroHelp. Esses utilitários desinstalam com eficiência os aplicativos sem deixar vestígios indesejáveis. Além disso, podem fazer uma limpeza geral, eliminando o lixo abandonado no disco rígido e liberando espaço para novos programas ou dados.
Cuidados Gerais
Use uma boa rede elétrica, de preferência com aterramento, feito por um bom eletricista. Use um estabilizador de voltagem. Um bom filtro de linha com aterramento é talvez mais importante do que um estabilizador de voltagem porque nas nossas linhas de transmissão de energia existem muito mais problemas de ruídos (que são corrigidos pelo filtro de linha) do que de variações (que são corrigidas pelo estabilizador). As fontes dos microcomputadores mais modernos já aceitam variações de tensão na entrada.
- Mantenha a mesa do micro sempre limpa e isenta de poeira. Não fumar e nem fazer lanches na mesa do computador.
- Evite ligar e desligar o micro várias vezes ao dia. Melhor ligá-lo de manhã e desligá-lo no final do expediente.
- Usar SCREEN SAVERS para aumentar a durabilidade do monitor. Os mais eficazes são aqueles que mantém a maior parte da tela escura.
- Anote as configurações do “CMOS SETUP”, para que fique mais fácil reprogramá-lo em caso de perda.
- Uma vez por dia use programas detectores de vírus. Use também um escudo anti-vírus residente na memória.
- Usar utilitários como SCANDISK ou Norton Disk Doctor uma vez por semana. Esses programas detectam e corrigem erros na estrutura lógica do winchester.
- Limpeza geral de poeira e contatos, CHECKUP de hardware devem ser feitas por um técnico competente, uma vez por ano.
- Não fazer ou desfazer conexões com os equipamentos ligados (Ex: conectar o cabo da impressora).
Limpeza Externa
Alguns tipos de sabão possuem agentes muito fortes, como amoníaco e soda cáustica. Para reduzir a chance de que esses agentes ataquem a tinta do gabinete, use um produto apropriado específico para a limpeza de seu micro.
Garantia
Quanto à questão de perda de garantia, ainda não se achou uma solução que seja boa tanto para os usuários como para os fabricantes. Ela pode variar de um revendedor ou fabricante para outro. Alguns exigem que instalações adicionais sejam feitas pelos seus próprios técnicos, caso contrário ocorre uma perda automática de garantia. Outros continuam fornecendo garantia mesmo que o PC seja aberto para expansões, mas anulam a garantia caso constatem que um determinado defeito foi causado por erro do usuário nas suas instalações. Este critério é muito subjetivo, e pode ser usado pelo fabricante como uma desculpa para, por exemplo, deixar de trocar um disco rígido defeituoso (você deve ter estragado o disco rígido quando foi instalar o modem…). A maioria dos fabricantes impõe algum tipo de restrição para que usuários inexperientes não estraguem seus computadores fazendo instalações erradas. Terminado o prazo de garantia, não têm nada a perder fazendo instalações adicionais.
O Problema da Poeira
Mau contato nos conectores e nos soquetes dos chips do microcomputador e dos periféricos, defeitos mecânicos nos drives de disquetes, erros de leitura causados por sujeira nas cabeças dos drives, mau contato no teclado, problemas mecânicos na impressora… A poeira pode ser a causadora de vários defeitos sérios que podem ser evitados com uma manutenção preventiva adequada. Bastam adotar as seguintes medidas:
Sempre que possível procure instalar o seu microcomputador em local protegido.
Uso de capas de proteção.- A capa pode ser adquirida em lojas de suprimentos de informática. Devem ser adquiridas capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora. Podem ser de plástico ou tecido.A capa de tecido acumula mais poeira. Enquanto o PC não estiver ligado as capas devem ser colocadas. Isso reduz drasticamente a quantidade de poeira no interior do equipamento. A poeira não precisa de convite para entrar. Qualquer fresta ou orifício é suficiente para que seja estabelecido um fluxo de poeira que se acumula no interior do equipamento. A capa é a melhor forma de cortar este fluxo. A capa ideal é aquela que cobre o computador por todos os lados, INCLUSIVE ATRAS. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar alguns minutos com o computador desligado antes de colocar as capas. Podem ser colocadas imediatamente, logo após desligá-lo. As capas devem ser limpas semanalmente, por dentro e por fora. O mesmo deve ser feito com a parte externa do gabinete, teclado, impressora, monitor e com a mesa onde o computador está instalado.
Limpezas semestrais ou anuais – Mesmo com o uso da capa, uma certa quantidade de poeira ainda entra no computador, e precisa ser regularmente limpa a cada 6 meses, ou mesmo a cada 12 meses. Para isto é preciso desmontar e montar novamente o computador, então chame o seu técnico de confiança.
Protegendo o Computador da Umidade
Além de poeira, a umidade é uma grande causadora de maus contatos. Um computador pode apresentar defeitos após um ou dois anos de uso caso não sejam tomadas às devidas providências. A mistura de poeira com umidade é ainda mais nociva para o computador. Substâncias existentes na poeira, como o enxofre, produzem acidez ao entrarem em contato com a umidade. A poeira ácida pode provocar defeitos no computador em uma questão de alguns meses. Já vimos o que fazer para proteger o computador contra a poeira. Agora veremos o que fazer em relação à umidade. Trata-se de um problema muito sério em regiões litorâneas ou florestais. Para combate-la usa-se capas, sílica gel e limpezas anuais com spray limpador de contatos. A capa plástica, além de proteger o computador da poeira, protege também da umidade. Além disso, é necessária para que a ação da sílica seja eficaz. A sílica é uma substância sólida, com o aspecto similar a areia branca. Também pode ser encontrada na forma de pequenas pedras azuis, do tamanho de grãos de arroz. Possui a propriedade química de atrair para si toda a umidade ao seu redor. A sílica pode ser adquirida em casas de material químico.Os saquinhos devem ser colocados no interior do gabinete, do monitor, da impressora e do teclado, Deve ser preso com uma fita adesiva bem firme em um local qualquer, desde que seja longe da fonte e longe dos circuitos e do disco rígido, pois o calor faz a umidade ser expulsa da sílica.
Cuidados Extra no Verão
Será que o calor faz mal para o micro? Será que o micro precisa de ar condicionado? Sim, o calor excessivo faz mal ao micro, e pode inclusive danificá-lo de forma permanente. Se tivermos a chance de colocar o micro em um local com ar condicionado, é bom fazê-lo, desde que isto não cause transtorno. Se colocar o micro em um local com ar condicionado for problemático ou impossível, temos que tomar cuidados especiais. Quando o micro está localizado em um local quente, a sua temperatura interna é normalmente 20º mais quente do que a temperatura ambiente, portanto é bom se certificar da eficiência do sistema de ventilação do gabinete. Existem coisas que podem ser feitas para melhorar esta ventilação:
- Evite deixar a parte traseira do micro muito próxima à parede. Recomenda-se uma distancia mínima de 15 centímetros para facilitar a saída do ar quente que sai pela parte traseira do computador.
- Também devemos deixar livre a parte frontal do computador, evitando a obstrução da sua entrada de ar.
- Peça ao seu técnico de confiança que abra o gabinete do seu microcomputador e arrume os cabos flat de tal forma que não atrapalhem o fluxo de ar.
- Muitos micros possuem fendas na sua parte traseira, em posições correspondentes aos slots que não estão em uso. Essas fendas não ajudam a ventilação. É melhor tampá-las, de modo que o ar frio entrará pela parte frontal do gabinete, circulará pelo seu interior e sairá pela sua parte traseira, graças ao ventilador existente na fonte de alimentação.
Com esses pequenos cuidados, a eficiência da ventilação interna é melhorada, e pode-se assim fazer com que a diferença da temperatura interna para a externa diminua bastante.
Ar Condicionado
Quando o micro está em local com ar condicionado muito forte, seus componentes podem ficar a uma temperatura muito baixa (é claro, isto ocorre apenas quando o micro está desligado). Se desligarmos o ar condicionado e abrirmos as janelas, a umidade se condensará nas placas do computador, podendo causar oxidação dos metais, e conseqüentemente mau contato. A melhor regra para evitar este problema é sempre cobrir o computador com a capa assim que for desligado.
Muitas pessoas têm o hábito de ligar o ar condicionado e esperar alguns minutos até a temperatura abaixar para só então ligar o computador. Isto está errado, pois quanto maior for a variação de temperatura, maior será o estresse térmico, grande causador de danos em componentes eletrônicos. O procedimento correto é ligar o micro logo após ligar o ar condicionado, sem esperar o ambiente esfriar.
Chuvas e Tempestades
Não deixe o micro próximo a uma janela. Além de captar muito mais poeira, tomará sol, e é bom lembrar que você corre o risco de esquecer a janela aberta e aí vem uma daquelas chuvas de verão e…
Tome muito cuidado com raios. Desligue a tomada telefônica (no caso de computadores com modem) e desligue também da tomada da rede elétrica. Aliás, se você tem em casa outros aparelhos elétricos é conveniente desconectá-los de suas tomadas durante tempestades. Se você viajar, deixe tudo desconectado por medida de segurança.
- Mesmo depois que a chuva termina, existe o problema da interrupção no fornecimento de energia elétrica. Espere pelo menos meia hora, para ter certeza de que a energia realmente está normalizada antes de retomar o seu trabalho no microcomputador. Procedendo desta forma, você não corre o risco de perder arquivos durante uma outra interrupção de energia. Espere algum tempo.
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Nos vemos no próximo post! 😉