Qual melhor papel para sublimação?

É bastante comum a dúvida por quem está iniciando o trabalho de personalização com a Sublimação e até mesmo quem já está atuando, mas que busca sempre otimizar e aperfeiçoar seus resultados dúvidas sobre qual tipo de papel recomendado e utilizado no processo de sublimação, uma vez que o mercado oferece uma grande gama de qualidades, formatos e gramaturas.

Neste artigo trataremos dois modelos principais tipos de papéis para sublimação existentes no mercado, onde nos quais possuem resultados satisfatórios levando em consideração o produto a ser personalizado. Sempre ressaltamos que o processo de sublimação não existe uma “receita”, mas sim um direcionamento e caminho, pelo fato de que o processo final obtido em sua sublimação se deve por aspectos e qualidades que vão desde sua impressora, tinta sublimática, papel sublimático, prensa térmica plana ou prensa térmica cilíndrica (no caso de canecas), temperatura e tempo de prensagem.

Entre tantos outros fatores que podem interferir no resultado final de seu produto. Deste modo, neste artigo e teste levaremos em conta produtos para sublimação da InkPrinter.com.br

Papel Sublimático

Papel sublimático muitas vezes é alvo de crítica por em alguns casos acumular tinta em sua superfície resinada dependendo da imagem e do modo de impressão realizada. O papel sublimático com verso azul é a melhor alternativa no mercado nacional quando se fala em sublimação com excelente qualidade. Isto por que um de seus lados (lado branco) é 100% resinado e específico para o trabalho de sublimação, onde possui ótima resistência a absorção de tinta o que torna a transferência da tinta do papel para o produto sublimável mais rápida e com muito mais qualidade.

Um dos pontos mais importantes na utilização do papel sublimático é atenção com a sua armazenagem, isto porque em tempos de chuva em que há uma grande umidade no ar, este tipo de papel tende a dobrar, o que acaba ocasionando transtornos na hora de imprimir. Por isso orientamos que quem trabalha com sublimação possua uma câmara de luz para armazenagem não só do Papel Sublimático, mas também outros papéis que por ventura você utilize em seu dia a dia. Com a lâmpada acesa dentro da câmara garante que a umidade original do papel seja mantida, com estes cuidados ele se mantêm com as suas propriedades originais e proporcionam a melhor qualidade de impressão e transferência.

Sem sombra de dúvidas o Papel Sublimático é a melhor opção de papel para realizar sublimação, onde com o seu uso é possível alcançar qualidade em diversos tipos de produtos de materiais diferentes como: cerâmica, acrílico, tecidos sintéticos, alumínio, vidro  entre outros materiais próprios para sublimação.

Papel Matte Fosco


O Papel Matte Fosco é um papel também muito utilizado para impressoras jato de tinta, e impressões em preto e branco possuem um resultado fantástico neste tipo de papel. Possui um de seus lados resinados o que o torna mais suscetível a bons resultados em sublimação, pois o lado resinado mantém a tinta na superfície do papel proporcionando maior vivacidade também em tons coloridos.

Entretanto sua resina não é específica para sublimação, pois ela apesar de manter a tinta na superfície do papel, ainda possui uma quantidade considerável de tinta absorvida pelo papel, resultando numa menor transferência da tinta impressa no papel para o produto sublimático.  Todavia é possível alcançar ótimos resultados com este tipo de papel em produtos sublimáticos em cerâmica, resultados que chegam muito próximos ao do Papel Sublimático.

Porém, a qualidade da sublimação em materiais como tecido é bastante ruim, o uso deste tipo de papel em tecidos pode ocasionar manchas brancas no produto devido a falhas na transferência do papel para o produto. Deste modo o papel matte fosco é uma alternativa viável para quem irá trabalhar única e exclusivamente com canecas, pratos, azulejos e produtos cerâmicos para sublimação.

Resumo

É possível trabalhar com outros tipos de papéis que não sejam o sublimático ou matte fosco, porém a qualidade do trabalho realizado, principalmente na vivacidade das cores obtidas com outros papéis ficam bastante comprometidas. Desta forma você acaba prejudicando seu produto e principalmente o nome de sua empresa, já que a qualidade de produtos confeccionados com estes outros tipos de papéis não próprios para sublimação possuem uma qualidade inferior. Portanto é altamente recomendável investir em produtos de qualidade e obter resultados incríveis em todo e qualquer personalização realizada por você e sua empresa.

Não esqueça de participar deixando seu comentário pra gente! Ele é muito importante nos ajudar na criação de novos conteúdos úteis e relevantes para você!

Nos vemos no próximo post! 🙂

3 comentários em “Qual melhor papel para sublimação?

    1. Bom dia ,

      Vamos la resolver essa dúvida!
      O papel transfer ele é usado com tinta pigmentada em tecidos de algodão, ele se submete a ser usado somente em tecidos.
      já o papel sublimático você pode utilizar em roupas poliéster e em materiais resinados como caneca,squeeze e azulejos. Lembrando que tem que usar a tinta sublimática.

      a grosso modo essa é a diferença entre os dois, podemos dizer que o papel sublimático para fins lucrativos é bem mais vantajoso.

      Caso tenha novas dúvidas entre em contato pelo telefone (19) 3841-8036 e para produtos de impressoras acesse nosso site : http://www.inkprinter.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *