Porque não usar diferentes tintas em uma mesma impressora

O assunto de hoje é bastante delicado pois iremos tratar de algo que influi diretamente na qualidade de suas impressões bem como na duração dos equipamentos de sua empresa de personalização, escritório ou uso doméstico.

Atualmente o mercado conta com inúmeras marcas diferentes de tintas, cada uma com sua definição de uso, formulação, qualidade e preço. E é justamente no preço que muita gente começa a se basear suas compras, muitas vezes até deixando de lado boas experiências anteriores almejando um aumento na lucratividade e se esquecendo das consequências que isso pode trazer no resultado final e na qualidade de seu produto ou impressão.

Diferentes marcas de tintas possuem composições diferentes, onde o “menor” preço  pode ser resultado da utilização de uma matéria prima de baixa qualidade.

Porém as consequências do “barato” poderão ser desastrosas ao seu equipamento, uma vez que tintas de má ou baixa qualidade, podem ocasionar um grave entupimento na cabeça de impressão que podem levar até mesmo a perda de sua impressora.

Porém até a mistura de marcas de tintas reconhecidas no mercado pode provocar grandes dores de cabeça no futuro, uma vez que estas possuem químicas (formulações) diferentes, e uma reação química entre elas podem ocasionar entupimento, ou em piores casos, até mesmo corroer a cabeça de impressão, gerando falhas e até mesmo a inutilização do equipamento. Infelizmente no Brasil grande parte dos fabricantes não oferecem cabeças de impressão para reposição, e quando oferecem, o custo acaba sendo praticamente o mesmo de um equipamento novo.

Este problema não é exclusivo de um tipo específico de tintas mais densas como a pigmentada ou sublimática, isso pode acontecer até mesmo com as tintas corantes que tem em sua composição produtos anti-entupimento, pois o problema não está no tipo de tinta e sim na mistura de tintas com formulações diferentes.

Por isso é preciso que você pesquise e estude bem as marcas de tintas existentes no mercado, não se baseando apenas no custo, e escolha a que te proporciona os melhores resultados, tomando como base que o nível de qualidade de sua impressão ou do seu produto esta diretamente atrelado a qualidade da tinta adquirida.

Portanto, invista em tintas de qualidade, assim você sempre terá garantia total que seus equipamentos estarão trabalhando com o que há de melhor e consequentemente suas impressões e trabalhos serão de excelente qualidade.

Conclusão

Busque utilizar em seus equipamentos, tintas de excelente qualidade e procedência. Caso você tenha a necessidade de utilizar diferentes tipos de tinta como; Corante, Pigmentada e Sublimática, certifique-se de ter um equipamento específico para cada uso e tipo de tinta.

Nunca misture diferentes tipos de tinta em uma única impressora, caso isso ocorra a probabilidade de entupimento nas cabeças de impressão de seu equipamento são gigantescas, já que cada tipo de tinta possui uma química e pigmentos diferentes e caso misturadas sua reação química certamente prejudicarão sua impressora.

Não esqueça de participar deixando seu comentário pra gente! Ele é muito importante nos ajudar na criação de novos conteúdos úteis e relevantes para você!

Nos vemos no próximo post! 🙂

23 comentários em “Porque não usar diferentes tintas em uma mesma impressora

  1. Artigo legal, porém qual seria, para vocês as marcas de tinta recomendadas para Epson r270?

    Poderia ser realizado a troca do tipo de tinta após uma boa limpeza nas cabeças e circuito de impressão (cartuchos, manqueiras, dispenser)?

    1. Olá Magno,
      A R270 é uma impressora fotográfica, seu uso é bastante específico. A escolha de sua tinta deve se basear no que será impresso por exemplo:
      Sublimação= Tinta Sublimática
      Fotografias= Tinta Pigmentada (Atende somente a papeis fotográficos específicos para tinta Pigmentada) ou Corante (A corante pode desbotar com o tempo é indicado uso de verniz de uso geral para aumento de durabilidade)
      Impressões simples= Tinta Corante
      Essas informações podem auxiliá-lo em sua decisão, caso ainda possua dúvidas ligue para nós no número (19) 38418036.
      Obrigado pelo contato e sucesso!

      Ink Printer Suprimentos – Material para sublimação e Insumos para Impressoras.
      http://www.inkprinter.com.br
      (19) 3841.8036

  2. Eu utilizei uma tinta diferente em minha epson l355 e durou 2 dias, em seguida a impressão começou a falhar. Acionei um técnico e teve que trocar o damper, pois o mesmo foi danificado devido a tinta não ser original.

    1. Olá Bruno,
      Realmente este é um problema comum, a mistura de tintas tanto de marcas quanto de tipos diferentes podem causar danos a impressora que algumas vezes podem ser até irreversíveis. Por isto é indicado sempre comprar tinta do mesmo fornecedor pois assim a chance de que problemas aconteçam em sua impressora é muito menor ao de alguém que compra de varias lojas diferentes.
      Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

      Ink Printer Suprimentos – Material para sublimação e Insumos para Impressoras.
      (19) 3841.8036

  3. Ola amigos, a pergunta sobre o uso da tinta já foi feita por outra pesssoa, mas se eu ultilizar uma tinta pigmentada e depois quiser usar tinta sublimatica fazendo uma limpeza na cabeça de impressão, nas mangueiras e nos resevatórios retirando toda tinta, ainda assim poderá causar danos na cabeça de impressão ou em todo o equipamento? OBRIGADO!

    1. Olá Valdir, o ideal é usar um bulk especifico para cada tipo de tinta para não ocorrer contaminação das tintas uma vez que dificilmente se consegue drenar 100% das tintas do sistema bulk ink. Mas caso esta seja a decisão faça uma boa limpeza no bulk antes de colocar a nova tinta. Usando tinta de qualidade e fazendo o procedimento correto não terá maiores consequências como entupimentos, etc.

  4. Boa noite, comprei a Impressora Epson L1300, ela veio com um conjunto de Tintas pigmentada, eu nao sabia e comecei a usar a tinta para tentar fazer a sublimação, quando descobrir que nao era a tina certa, esvaziei o Bulk ink e coloquei a tinta sublimatica, imprimi cerca de 50 folhas ou mais de papel A4, mas ainda nao consegui que as cores ficassem bem nitidas, especificamente o preto, o que posso fazer?
    Ah alguma configuração especifica para reforçar o Preto?
    Me ajudem por favor.

    1. Bom dia Kenneth,

      Então… nós aqui da Ink Printer desconhecemos um método específico para reforçar a cor preta , mas uma observação que possa ajudar no seu problema é que toda vez que se troca o tipo de tinta é necessário efetuar uma limpeza completa da cabeça com solução e tudo mais, eu sugiro que você leve sua impressora para fazer uma limpeza em um local especializado para fazer um teste se resolve seu problema.

      caso queira conversar mais sobre o problema nos ligue através do numero (19) 3841-8036 e acesse nosso site para conferir nossos produtos http://www.inkprinter.com.br

  5. Minha impressora é a Epson Ecotank L1800 (6 cores), ainda estou usando as tintas originais. Trabalho com foto produtos e tenho observado desbotameto dos imãs de geladeira. Gostaria de substituir as tintas originais pela pigmentada. É aconselhável? Qual o procedimento para substituição? E qual a marca de tinta compatível?
    Desde já agradeço.

  6. Olá, meu bulk veio com a tinta da nova gama porém a qualidade do preto é de péssima categoria, poderia começar a fazer uso de outra marca da tinta preta e das outras manter na GAMA ?

    SE for para mim trocar a marca qual marca que vc me recomendaria que imprimisse preto preto mesmo ?

    1. Olá Anderson, não recomendo o uso de tintas diferentes na mesma impressora, pois afetaria o resultado final que no seu caso já não está bom. Caso tenha duvidas com relação a qual tinta usar entre em contato com nossos consultores por um dos nossos canais de atendimento ok?

  7. Senhores
    Eu tenho uma dúvida, considerando a tudo o que aqui foi solicitado pelas pessoas e respondido por V.Sas.
    É o seguinte:
    A minha impressora está com os cartuchos originais e eu pretendo recarregá-los, feito isto eu não teria algum problema que poderia danificar a impressora, vez que, as formulações seriam diferentes.
    Minha impressora é a Brother MFC-J200.
    A compra da tinta seria com V.Sas.
    Agradeço por uma resposta convincente.

    1. Olá Evandro, tudo bem ? O uso de tinta compatível de qualidade não causa danos em nenhuma impressora, desde que a recarga seja feita de forma correta. Qualquer dúvida entre em contato com um de nossos consultores que teremos o maior prazer em lhe ajudar 🙂

  8. Olá amigo,tenho uma dúvida muito curiosa,tenho uma L375 e ela está com as tintas originais ainda,porém,imprimi várias fotos calendários etc.. e acabou usando mais a tinta vermelha,e sobrou um restinho dela,mas as outras está cheia. Gostaria de saber se posso adicionar e completar tinta compatível nela,sem esvaziar a original que contém.. e tinta corante

    1. Olá Abel, como vai?

      Nossos Consultores entrarão em contato via e-mail contigo para te dar todo suporte e orientação, combinado?

      Conte com a gente!

      Equipe InkPrinter.com.br

  9. Boa noite.

    Tenho uma impressora Epson L395 nova, preparada para usar tinta sublimática.
    Gostaria de saber qual a tinta sublimática específica/ideal que poderei utilizar nesta impressora?

    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *