Como são formadas as cores impressas?

 

É realmente curioso e interessante o modo em que as cores são formadas quando realizamos a impressão de documentos e/ou fotografias com nossas impressoras, não é mesmo?

Basicamente as cores mais conhecidas no mundo da impressão são: Ciano, Magenta, Yellow e Black. Formando assim a famosa sigla CMYK.

ENTENDA MELHOR!

Existe uma certa e compreensível confusão entre o nome e a definição da cor em si, como por exemplo: Ciano não é a mesma coisa que azul, o mesmo vale para o magenta que não é mesma coisa que vermelho e o mesmo para yellow que não é amarelo.

A resposta para isso, caso tenha se atrapalhado ao ler, é que essas cores são consideradas “puras”.

Como forma de exemplificar ainda melhor: Uma impressão em azul a impressora utilizará duas cores: Ciano e Magenta. O resultado final com a mistura destas será o azul.

Provavelmente você deve estar se questionando:

Mas porque a impressora utiliza duas cores, se ela já possuí um cartucho azul (Ciano)?

Isso acontece por que as cores “puras”, como já detalhando anteriormente, necessitam de outras para realizar sua mistura em porcentagens reguladas para formar as cores ideais de acordo com seu documento ou foto.

Veja o esquema abaixo, onde é possível ver a união ou mistura das cores CMYK para que outras cores sejam definidas e então a impressora chegue a cor final definida por você em seu documento:

formacao-das-cores

CERTO, MAS E A TINTA PRETA (BLACK)?

Para formar a cor preta é necessário todas as outras (CMY), porém os fabricantes como forma de tornar o custo operacional reduzido ao mercado, destinou um reservatório específico para a tinta preta, já que o uso comum do mercado é a impressão de textos que por sua vez em sua maioria são pretos.

Já imaginou a quantia de tinta e dinheiro você teria de gastar caso sua impressora não tivesse reservatório específico para a tinta preta?

VOCÊ SABIA?

Há também outro fato curioso, na sigla CMYK, onde a cor preta é representada pela letra K, sabe por que?

Se você pensou que é pelo fato da última letra da palavra Black terminar em K, você se enganou!

Na verdade a cor preta é representada pela letra "K" pois ela é considerada cor chave, em inglês “key”, pois não é uma cor pura.

Por isso a sigla é CMYK e não CMYB, interessante não?

PARTICIPE!

Adoramos ler e acompanhar comentários em nosso blog!

Deixe seu comentário abaixo, com dúvidas, sugestões e também com os resultados que você conseguiu com este passo a passo, esperamos que sejam lindos e belos trabalhos! 😀

Nos vemos no próximo post! 😉

Sobre a loja

Com mais de 15 anos de experiência, a Ink Printer Suprimentos já é conhecida em todo território nacional pela excelência no fornecimento de tintas e insumos de alta qualidade para recarga de impressoras, tintas e materiais para serigrafia e silk screen, tintas e insumos para sublimação, papéis fotográficos e muito mais. Possuímos sólidas parcerias com os fabricantes dos melhores insumos, garantindo excelentes preços e proporcionando as melhores condições de pagamento para você.

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Ink Printer do Brasil Com. Imp. e Exp. Ltda - ME - CNPJ: 09.232.291/0001-18 © Todos os direitos reservados. 2024