Como instalar Bulk Ink na Impressora Multifuncional HP Deskjet F4180

Aprenda passo a passo  como efetuar a adaptação e instalação do Kit Bulk Ink na Impressora Multifuncional HP Deskjet F4180. Lembrando que o Kit Bulk Ink para HP serve para qualquer modelo de impressora HP que contém dois cartuchos, mudando somente o modo da passagem das mangueiras no interior da impressora dependendo do modelo.

Para adaptar o Bulk Ink em sua Impressora Multifuncional HP Deskjet F4180 você precisará dos seguintes produtos e equipamentos:

Preparação do Bulk Ink

Com seu Bulk Ink para Cartuchos HP em mãos, vamos a sua configuração e montagem:

Bulk Ink Hp

2 – Conecte na válvula anti-refluxo as mangueiras do reservatório de tinta e as mangueiras auxiliares que acompanham o Kit Bulk Ink HP

IMPORTANTE: A mangueira que saí do reservatório encaixa na válvula antes da seta que indica o fluxo de passagem da tinta e assim a mangueira que vai para o cartucho logo após a mesma seta indicadora.

Válvula anti-refluxo Bulk Ink Hp

3 – Confirme se a posição dos reservatórios segue o esquema de cores: Magenta, Amarelo, Ciano e Preto, caso seja necessário altere a posição das etiquetas de cores de modo que fique na ordem de conexão para o cartucho.

Bulk Ink Hp

4 – Para encaixe das mangueiras do bulk ink nos cartuchos de sua impressora, será necessário fazer uma abertura maior nos orifícios na parte superior de seus cartuchos. Para isso utilize um furador (como o da foto) ou uma broca de 4 mm, o suficiente apenas para alargar o orifício onde será instalado a válvula.

Cartucho Hp Black e Color (Preto e colorido)

5 – No cartucho preto aumente o primeiro orifício do lado esquerdo.

Cartuhco HP black (Preto)

6 – No cartucho colorido aumente os 3 primeiros orifícios da parte superior.

Cartucho Hp Colo (Colorido)

7 – Depois de aumentado os orifícios dos cartuchos conecte as borrachas que acompanham o Kit Bulk Ink HP. Assim seus cartuchos estão preparados para a adaptação do Kit Bulk Ink HP.

Cartucho Hp Blak e Color (Prreto e Colorido)

8 – Utilizando seringa e agulha para cada cor encha os reservatórios de tinta de acordo com a respectiva cor identificada na etiqueta em seu reservatório.

Recarregando Bulk Ink Hp

9 – Após encher os reservatórios de tinta feche os orifícios de recarga (orifício maior) e os respiros (orifício menor) com as borrachas coloridas que acompanham o Kit Bulk Ink HP e deixe o reservatório de tinta na posição vertical para continuar o procedimento.

Bulk Ink Hp recarregado

10 – Nas pontas soltas das mangueiras auxiliares que estão conectadas a válvula anti-refluxo descole cerca de 5cm das mangueiras que estão coladas umas nas outras.

Depois de descoladas realize o seguinte corte (figura 2), nas cores magenta e azul corte 2cm das pontas, na cor amarela corte 1cm e na cor preta não será necessário fazer o corte. Depois de cortar as pontas das mangueiras conecte os pinos em L em cada ponta.

Peça de Bulk Ink Hp

11 – Depois de realizado os procedimentos anteriores será necessário encher as mangueiras auxiliares de tinta, para isso utilize novamente uma seringa para cada cor.

Conecte a seringa no respiro (orifício menor) e injete ar no respiro até que a mangueira fique cheia de tinta e comece a vazar pela ponta, em seguida conecte ao orifício no cartucho que está com a borracha conectora.

O mesmo procedimento será realizado para o cartucho colorido.

Bulk Ink Hp

12 – Depois de completar de tinta a mangueira auxiliar do Bulk Ink HP e conectar ao cartucho, deixe aberto o orifício ao lado do qual está conectada a mangueira e tampe os demais com cola quente, em seguida continue injetando ar no respiro (orifício menor) para encher o cartucho com a tinta, assim que visualizar a tinta querendo sair pelo último orifício aberto, tampe-o imediatamente com a cola quente e retire a seringa do respiro.

Efetue o mesmo procedimento para o cartucho colorido, no caso da cor amarela você só poderá injetar ar pelo respiro então faça da mesma forma porém quando ver que já foi injetada uma certa quantidade de tinta, você já pode retirar a seringa do respiro.

Observação: Este procedimento de injetar ar é feito porque a quantidade de tinta que acompanha o cartucho não é suficiente para deixar o cartucho cheio, então fazendo este procedimento o cartucho fica totalmente com tinta, onde o Bulk Ink tem um melhor funcionamento.

Bulk Ink Hp

13 – Após os procedimentos realizados o Kit Bulk Ink Hp deve ficar como a foto abaixo e estará pronta para ser adaptado à impressora.

Bulk Ink Hp

Instalando o Bulk Ink

1 – Com a peça auxiliar que acompanha o Bulk Ink HP em formato de T, será necessário fazer um ajuste nessa peça para que ela sirva de suporte para as mangueiras na hora de adaptar o Bulk Ink na impressora. Desmonte a peça e deixe-a de acordo com que está especificado na figura “Antes e Depois”.

Peças de bulk Ink Hp

2 –Abra a tampa da sua impressora HP.

Colando Presilhas do Bulk Ink HP na Impressora HP F4180

3 – Com a peça de formato em T já ajustada, utilize a fita dupla face para colar a peça na parte interior da impressora, cole em uma posição que fique na direção do desenho do cartucho preto da impressora. Já a outra peça quadrada que acompanha o Kit Bulk Ink HP, deve ser colada na parte superior direita da impressora.

4 – Depois de colar as peças auxiliares na impressora coloque os cartuchos com o Bulk Ink adaptado na mesma e utilize as peças coladas para fixar as mangueiras assim como na figura abaixo.

Posição Correta da Mangueira do Bulk Ink HP na Impressora HP F4180

Faça ajustes nas mangueiras de forma que não fique sobrando mangueira dentro da impressora, deixe o necessário de mangueira internamente para que o carro da impressora possa ir e voltar livremente sem que exista algum tipo de enrosco do mecanismo com a mangueira recém instalada.

Observação: Não deixe a mangueira com folga entre o cartucho e a presilha, pois isso pode provocar enrosco no mecanismo de sua impressora, deste modo sempre manter com a menor folga possível.

5 – Pronto! Sua Impressora Multifuncional HP Deskjet F4180 já está adaptada com o Kit Bulk Ink HP e pronta para uso.

Impressora HP F4180 com Bulk Ink HP Adaptado

Não esqueça de participar deixando seu comentário pra gente! Ele é muito importante nos ajudar na criação de novos conteúdos úteis e relevantes para você!

Nos vemos no próximo post! 🙂

 

14 comentários em “Como instalar Bulk Ink na Impressora Multifuncional HP Deskjet F4180

  1. Olá amigos.

    eu instalei o bulk in na minha impressora f 4180, porém não esta funcionando direito, esta entrando ar.

    Por favor, o que seria aquele compartimento por onde passa as mangueiras entre o cartucho e os frascos de tinta?

    Não possuo aquilo!

    obrigado

    Doni

    1. Boa tarde Doni!!!

      É com muito prazer que recebemos seu comentário, e vamos tentar sanar suas dúvidas. A peça que você se refere é a valvúla anti-refluxo, ela é essencial na adaptação do sistema de bulk ink hp, caso você não possua entre em contato com a loja que vamos providenciar o envio.

  2. Olá , quero instalar o bulk em minha impressora, mas tenho dúvidas porque conheço uma pessoa que colocou, as cores Black, cyan, magenta e yellow, e não imprime a cor verde, Também quando scaneia uma imagem ou tira xerox a qualidade não sai boa, apenas sai boa quando digita no word ou copia algo pela internet.Isto é normal, o que devo fazer para a qualidade do xerox melhorar?

    1. Bom dia Flávia, provavelmente ocorreu contaminação das cores do cartucho colorido durante a adaptação. Isso pode ser resolvido imprimindo chapados coloridos até normalizar as cores.
      Caso tenha duvidas por favor entre em contato com nosso suporte técnico.

      Atenciosamente,

      Equipe Ink Printer

  3. Gostei muito das orientações e ficarei feliz em poder usar esse recurso, pois sou professora e gasto muito com tintas originais que são bem caras. Em meu estado e principalmente no interior onde moro, é tudo muito caro.
    Obrigada e parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *