Coletor de resíduos, qual a importância em sua impressora?

O Coletor de Resíduos ou Dispenser é um item que em muitos casos é menosprezado por quem utiliza o sistema bulk ink em sua impressora e principalmente ignorado propositalmente pelas fabricantes de impressora.

Este simples item te auxilia diretamente na manutenção de sua impressora, uma vez que no processo de limpeza de cabeça de impressão, uma pequena quantidade de tinta que se acumula na cabeça de impressão é jogada fora para que se mantenha um fluxo constante de tinta fresca na cabeça de impressão.

Quando a impressora realiza o processo de limpeza da cabeça de impressão e elimina a tinta que ali se encontra, a não existência do coletor de resíduos externo, esta tinta excedente é jogada dentro da impressora em uma área especial com feltros para sua absorção. Porém ao longo do tempo de utilização esses feltros internos ficam encharcados de tinta e por isso quando o espaço reservado para acomodar os feltros acabam transbordando, assim toda tinta excedente acaba caindo e sendo espalhada por toda impressora, que acabam gerando grandes danos a seu equipamento; sendo o pior deles a queima da placa central de sua impressora.

Os fabricantes de impressoras, não instalam o coletor de resíduos externos, por simplesmente ser um modo de gerar receita a empresa por meio da manutenção e troca dos feltros internos em sua impressora. Quando na verdade um simples reservatório externo, que pode ser limpado periodicamente pelo usuário já resolve de forma excelente o problema de higiene interno da impressora.

Veja como fica uma impressora sem coletor de resíduos:

sem-coletor-gif-animado

Na animação acima fica clara a importância do coletor de resíduos para a impressora que utiliza o sistema Bulk Ink.

Abaixo você pode conferir a instalação do coletor de resíduos em uma Impressora Epson L1300:

Não esqueça de participar deixando seu comentário pra gente! Ele é muito importante nos ajudar na criação de novos conteúdos úteis e relevantes para você!

Nos vemos no próximo post! 🙂

12 comentários em “Coletor de resíduos, qual a importância em sua impressora?

  1. Olá, esta tinta que vai para o coletor pode ser reutilizada? so utilizo o preto, pois trabalho com fotolitos. Se a tinta que vai pro coletor é a mesma que saiu do bulk então creio que possa ser reutilizada, ou não?

    1. Bom dia!
      A tinta que vai para o Coletor de resíduo, como o nome já diz contém resíduos, que conforme for reutilizada vai acabar por entupir a cabeça de impressão da sua impressora.
      Recomendo que a tinta do coletor de resíduos seja descartada.
      Qualquer dúvida, estamos a disposição.

  2. Olá, comprei o coletor, segui as orientações do vídeo e quando abri tive uma surpresa, minha mangueira é transparente e o “clipes” que prende é outro de metal chapado, por isso não me arrisquei… =( Minha impressora é uma L1800, se puderem me ajudar agradeço. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *